Home :: Apresentação :: Fórum :: Faça parte do Ministério :: Fale Conosco

   

Você vai encontrar aqui um complemento para o alimento espiritual, mas o nosso desejo é que você leia a Bíblia e nela medite de dia e de noite. O Senhor disse a Josué: "Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas... para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito..." (Josué 1:8)

   
  Imprimir
  Envie
  Voltar
 
JONAS 3 - OBEDECENDO A DEUS
Autor: Heber de Godoi Carvalho
Enviado por: Heber de Godoi Carvalho em 28/03/2004
Visualizações: 12591


Jonas Capítulo 3


1. Façamos uma comparação entre Jonas 1:1-3 e Jonas 3:1,2. Perceberam a diferença de atitude?

No primeiro texto, Jonas tenta fugir de Deus e de Sua ordem; no segundo ele obedece, sem nem sequer reclamar. Parece que o sofrimento lhe fez muito bem.

Em nossa vida também acontece o mesmo: precisamos sofrer, “apanhar” para aprendermos. Não seria muito mais fácil se já fizéssemos certo na primeira vez? Com certeza, mas quem disse que nossa natureza egoísta e desobediente o permite?

Tomamos atitudes como essa mediante conselhos dos nossos pais, irmãos, amigos, pastor, etc. Mas, o pior, é que também tratamos Deus da mesma forma, muitas vezes não dando ouvidos à Sua voz e pagando um alto preço por isso.


2. Imaginemos os pensamentos que passaram pela cabeça de Jonas: “Se eu pudesse voltar atrás, jamais teria tentado fugir de Deus”.

Já passou isso por sua cabeça? Com certeza sim. E não é uma sensação muito agradável.

Já pensou se, mediante cada erro cometido, sempre houvesse uma segunda chance? Seria maravilhoso.

Deus está sempre disposto a perdoar e a dar uma segunda chance. Pense nisso. Não permita que um erro ou um pecado o afaste de Deus.

3. Temos de ser sábios e aprender com nossos erros, ou seja, lembrarmo-nos deles para não voltar a cometê-los. Infelizmente veremos, mais à frente, que Jonas não foi teve sabedoria a esse ponto.


4. Leiam Hebreus 10:17. Não é justamente dessa forma que Deus trata a Jonas? Mediante um pecado perdoado, não há mais necessidade de sacrifícios.

Deus poderia muito bem dizer a ele: "Não lhe disse que se me desobedecesse iria sofrer?" Mas Deus nem sequer toca no assunto. A partir daquele momento é vida nova para Jonas. O que passou, passou. É maravilhoso saber que em Deus sempre há chance de recomeço.

Essa é outra grande lição que deve ser aplicada à nossa vida. Gostamos muito de “jogar na cara”, mas não é esse o exemplo que a Bíblia nos dá.

A nova atitude de Jonas é o verdadeiro novo nascimento, como Jesus relata a Nicodemos no Novo Testamento (João 3:1-5).

Não podemos nos preocupar apenas em nascer de novo quando aceitamos o evangelho. Mas, freqüentemente, teremos essa necessidade. Pense nisso.


5. É interessante o relato do versículo 4, quando diz que a pregação de Jonas era: “Ainda quarenta dias e a cidade será subvertida”. Através dessa breve mensagem a cidade foi salva e Deus, mais uma vez, pôde provar o seu poder de convencer o homem de seus pecados.


6. Embora breve, a mensagem de Jonas foi revestida de tanto poder que convenceu as pessoas e chegou até ao rei e seus ministros. Deus nos reveste de poder dessa mesma forma quando falamos de Jesus.

O rei decretou um jejum que abrangia as pessoas e até os animais, o que demonstra uma real aceitação da mensagem de Jonas. O fato de se vestirem de sacos e se sentarem sobre cinzas é símbolo de arrependimento.

Outra lição que extraímos desse fato é que, quando Deus nos dá uma missão, Ele nos faz Seu instrumento, dando-nos forças, sabedoria, capacidade, poder e palavras, ou seja, faz de nossa vida apenas um meio para que Sua graça seja conhecida. E não há motivos para temermos. Deus nos usa para abençoar pessoas.


7. Surge, aqui, uma questão: Será que as pessoas se arrependeram somente pelo medo de a cidade ser destruída, ou houve um verdadeiro arrependimento?

A narrativa do versículo 10 responde à nossa pergunta. Deus percebeu um verdadeiro arrependimento no coração dos ninivitas, a ponto de não destruir a cidade.


8. Imaginemos em que situação vivia Nínive, para que Deus desejasse destruí-la. Em total idolatria e distantes de Deus.

O que será que Deus deseja quando olha para cidades como Aparecida do Norte?


9. Quando Jonas percebe que as pessoas foram salvas através de sua pregação, com certeza deve ter sentido uma grande satisfação e alegria no coração, por ter podido proporcionar nova vida àquele povo.


PENSE NISTO

10. Como eu e você temos aproveitado as segundas chances que Deus nos tem dado?

11. Deus perdoou uma cidade inteira. Como eu e você temos tratado o perdão, quando precisamos recebê-lo ou liberá-lo?

12. Como eu e você temos tratado os chamados que Deus nos tem feito? Não espere ser engolido por um peixe. Dê ouvidos a Deus.


SE QUISER BATER UM PAPO: heber.carvalho@ig.com.br



As opiniões expressas nas mensagens e artigos são de responsabilidade dos seus autores. Encorajamos os leitores a seguirem o exemplo do povo de Beréia, que são LOUVADOS em Atos 17.11 porque EXAMINAVAM as ESCRITURAS para ver se as coisas eram, de fato, assim.




Outras mensagens/artigos desse mesmo colaborador:
JONAS 2 - MUDANÇA DE ATITUDE
A UM PASSO DA LOUCURA
PEDRO, EXEMPLO DE SUPERAÇÃO
JOVEM, UMA MISSÃO DIVINA
JOVEM, INTERCEDER É PRECISO

 
Cadastre o seu e-mail para receber o nosso boletim semanal.
 
 
Add Remover
 
 
Você é a favor da legalização do aborto no Brasil?
Sim, em todos os casos
Não, em todos os casos
Sim, em casos de estupro e risco de morte
Não sei
 
     

Apresentação :: Fale Conosco :: Expediente

     
 
Copyright ©2001-2004 emJesus.com.br. Todos os direitos reservados a Jesus.