Home :: Apresentação :: Fórum :: Faça parte do Ministério :: Fale Conosco

   

Você vai encontrar aqui um complemento para o alimento espiritual, mas o nosso desejo é que você leia a Bíblia e nela medite de dia e de noite. O Senhor disse a Josué: "Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas... para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito..." (Josué 1:8)

   
  Imprimir
  Envie
  Voltar
 
PEDRO, EXEMPLO DE SUPERAÇÃO
Autor: Heber de Godoi Carvalho
Enviado por: Heber de Godoi Carvalho em 09/03/2004
Visualizações: 14278


Texto Bíblico: Atos 10:25-26

Introdução

Ao longo da história temos visto exemplos de pessoas que saíram do anonimato ou do esquecimento e conseguiram a recuperação, a projeção, a superação. Um exemplo disso é o craque de futebol Ronaldinho, um menino pobre que se tornou o melhor jogador do mundo. Sofreu uma contusão e quase viu sua carreira acabar, sendo que, na conquista do Penta, conseguiu a superação e foi o grande astro.

José do Egito é outro exemplo: foi rejeitado pelos irmãos, preso e, mesmo assim, se tornou o segundo maior homem no Egito.

Davi, um pastor de ovelhas, tornou-se um grande Rei e unificador do povo de Israel.

Onze homens rudes e incultos, discípulos de Jesus, grandes homens de Deus, contribuíram para a mudança do rumo da História. Homens simples que, transformados por Deus, adquiriram poder de curar, pregar, libertar e levar a paz aos corações contritos.


Dissertação

Dentre esses onze homens usados por Deus, um rude e impetuoso pescador do mar da Galiléia, que deixou os barcos para se tornar “pescador de homens”, se destaca por sua valentia, ousadia e fé. Não é destaque apenas pelas coisas boas que fez, mas também por suas grandes quedas e derrotas pessoais e, acima de tudo, por sua grande capacidade de superação. Seu nome é Simão Pedro ou, simplesmente, Pedro.

Assim como seu nome tem origem na palavra pedra, sua personalidade e vida também são exemplo de força.

Momentos em alta da vida de Pedro

• João 6:65-69
• João 18:7-11
• Mateus 16:13-19

Momentos em baixa da vida de Pedro

• Mateus 16:20-23
• Mateus 26:31-35
• Mateus 26:69-74

Momentos de arrependimento e angústia

• Mateus 26:75
• Sentimento de Pedro - angústia profunda
• Seu pensamento: “Jesus me avisou que eu O negaria. E não acreditei. Eu lhe disse que daria minha vida por Ele, mas nem coragem de assumir minha identidade eu tive. Presenciei o poder de Jesus, curando, libertando e abençoando pessoas. Eu, melhor que ninguém, realmente sei que Ele é o filho de Deus. Por que o neguei?”

A partir desse momento, como ficou a vida de Pedro? Será que acabou? Não, Deus ainda tinha um grande propósito em sua vida.


Vida de superação

Eis o exemplo maior de superação. Aquele homem de imagem fortuita e de altos e baixos vai se transformar no líder seguro, equilibrado e ponderado. Continua sendo o primeiro em muitas coisas: a chegar ao túmulo, à praia, o único a receber de Cristo a responsabilidade: “apascenta as minhas ovelhas”, a falar em Pentecostes, a enfrentar o Snédrio, a realizar milagres em nome de Jesus.

A partir desse momento, Pedro era líder. Não mais por força de sua personalidade apenas, mas sim porque havia sido distinguido para isso por Deus.

Os altos e baixos do passado davam lugar à segurança e firmeza de agora. Era procurado para decidir, orientar as Igrejas, enfrentar os judeus no Sinédrio, evangelizar e pregar Cristo aos gentios.

Era chamado para curar e até,em nome de Jesus,ressucitar pessoas, como a Tabita.


Conclusão

A vida de Pedro nos ensina que o Senhor usa cada um de nós, mesmo com nossas fraquezas e limitações, transformando nosso ser, nossas atitudes e nossa personalidade.

Nossas propensões ao erro e fracasso serão superadas pela disposição de acerto e vitória pela operação do Espírito Santo em nós.

Pedro ainda nos ensina que,mesmo diante da maior queda moral ou espiritual, Deus nos dá sempre oportunidades de superação.

A vida cristã deve ser trilhada com equilíbrio e segurança de hábitos, atitudes e impulsos. O servo de Deus deve se distinguir não por grandes distúrbios comportamentais, mas pela firmeza de procedimento em todos os quadrantes de sua vida.

Que Deus os abençoe.



As opiniões expressas nas mensagens e artigos são de responsabilidade dos seus autores. Encorajamos os leitores a seguirem o exemplo do povo de Beréia, que são LOUVADOS em Atos 17.11 porque EXAMINAVAM as ESCRITURAS para ver se as coisas eram, de fato, assim.




Outras mensagens/artigos desse mesmo colaborador:
JONAS 2 - MUDANÇA DE ATITUDE
JONAS 3 - OBEDECENDO A DEUS
A UM PASSO DA LOUCURA
JOVEM, UMA MISSÃO DIVINA
JOVEM, INTERCEDER É PRECISO

 
Cadastre o seu e-mail para receber o nosso boletim semanal.
 
 
Add Remover
 
 
Você é a favor da legalização do aborto no Brasil?
Sim, em todos os casos
Não, em todos os casos
Sim, em casos de estupro e risco de morte
Não sei
 
     

Apresentação :: Fale Conosco :: Expediente

     
 
Copyright ©2001-2004 emJesus.com.br. Todos os direitos reservados a Jesus.